Factos e prazos: Até quando se pode abortar?

Bis wann kann man abtreiben?

449680753 | Zolnierek | shutterstock.com

Até quando é possível abortar?

  • Em Portugal, a mulher pode fazer uma interrupção voluntária da gravidez (IVG) por opção até às dez semanas gestacionais, isto é, desde a última menstruação.
  • O aborto através de comprimidos só deve ser feito até à nona semana de gravidez.

Até quando posso fazer um aborto?

⏳ Aqui pode calcular até quando é possível fazer um aborto na sua situação. De seguida irá receber uma análise diretamente no seu ecrã!

Até quando é permitido abortar em Portugal?

Regra geral, a resposta a esta questão é: até às dez semanas gestacionais, ou seja, a contar a partir da última menstruação, sendo esta datação confirmada por ecografia ginecológica. É o que está determinado na lei n.º 16/2007, que resultou do referendo sobre este tema realizado à população portuguesa nesse mesmo ano.

No entanto, por vezes podemos ouvir falar de outros prazos, também previstos nessa mesma lei: por exemplo, pode ser possível abortar até às 16 semanas em caso de violação, ou até às 24 semanas em caso de malformação.

Para conhecer mais a fundo as várias situações possíveis, recomendamos-lhe a leitura do artigo Aborto em Portugal.

Resumo dos prazos:

De notar que, independentemente do prazo legal em função da situação específica de cada mulher, o aborto pode sempre ser feito por via cirúrgica, ainda que este procedimento seja raro no Serviço Nacional de Saúde quando a interrupção da gravidez é feita até às dez semanas. Por outro lado, um aborto através de comprimidos só é possível durante um período de tempo mais reduzido, por razões médicas.

ATÉ QUANDO POSSO ABORTAR POR OPÇÃO EM PORTUGAL?

Aborto medicamentoso

Aborto cirúrgico

Dia

· Segundo a DGS (Direção-Geral da Saúde), a interrupção deve ser feita antes de se atingirem 63 dias de gravidez

Semana

  • Até ao fim da sétima semana (calculada após a fecundação)

  • Até ao fim da nona semana (calculada após o primeiro dia da última menstruação)

  • Até ao fim da oitava semana (calculada após a fecundação)

  • Até ao fim da décima semana gestacional (calculada a partir do primeiro dia da última menstruação)

Mês

Até aos dois meses e meio


Para poder interromper a gravidez, a mulher deverá ter uma consulta prévia e ter direito a um mínimo de três dias de reflexão entre a data dessa consulta e da interrupção.

Em Portugal, só em casos excecionais é permitido fazer um aborto após os prazos acima indicados.

Foi me dado um prazo...e agora?

É possível que existam muitas outras preocupações para além do prazo legal para abortar por opção. Talvez ainda não seja claro para si o que fazer diante desta situação inesperada, ou qual a decisão com a qual se sentirá bem a longo prazo. Você merece levar o tempo necessário para tomar uma decisão válida para si!

É natural que tenha várias questões presentes em mente e também no coração. Sinta-se à vontade para recorrer à nossa equipa de counsellors profemina por e-mail, 📲 WhatsApp ou telefone.

FAQ's

Outros artigos interessantes:

Findest Du diesen Artikel hilfreich?